Site da Addes Site da Petrobras
Sobre o Projeto
O Projeto Esporte e Cidadania Paraná é uma ação patrocinada pela Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, desenvolvida pela Associação Educacional de Desenvolvimento Humano e Social (ADDES) que visa oportunizar e contribuir para a redução da exposição das crianças e adolescentes a situações de vulnerabilidade e risco social. Utilizando, para este propósito, ações socioeducativas, atividades esportivas, artísticas, culturais e atividades de participação cidadã, com base ética filosófica e técnica do Karate Tradicional e do Judô, pretendem estimular o desenvolvimento dos participantes de forma integral.

Caminhando em consonância com os princípios contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que preconiza em seu artigo 4°: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária”, buscamos desenvolver e alcançar os objetivos do Karate-Do, resumidos nos lemas:
   - Esforço para a formação do caráter;
   - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão;
   - Desenvolver a persistência e o esforço;
   - Respeito acima de tudo;
   - Conter o espírito de agressão.


Neste mesmo sentido, também é desenvolvida a prática do Judô, arte marcial que busca o equilíbrio entre a mente e o corpo para a realização do máximo, com o mínimo esforço. A filosofia do Judô fortalece a concentração, o respeito a si mesmo e ao grupo social. Além de autonomia e autoconfiança, o esporte possibilita um combate saudável e consciente.


A prática de ambas as artes marciais estimula o empoderamento, respeito e a consciência de si e do todo social. O objetivo é conduzir o aluno a enfrentar seus próprios medos, seus desafios pessoais e trabalhar para um processo de emancipação.


Além do esporte, o projeto ainda contempla outras atividades relacionadas à arte e a cultura que visam transformar, não só o participante, como também toda sua comunidade. Como resultado de todas as atividades propostas, busca-se incentivar o protagonismo social nos grupos atendidos, de modo que ações sociais se multipliquem nas comunidades.


(Outras informações, como número de participantes, serão inseridas após o início das atividades com os alunos)
Site da Addes Site da Petrobras
Home   |  Sobre   |  Onde Estamos   |  Notícias   |  Petrobras Socioambiental   |  Monitoramento e Avaliação   |  Contatos Siga o Projeto pelo Facebook
ADDES © Copyright 2016  |  Desenvolvido por PontoLine.com
Início da Página